terça-feira, 14 de dezembro de 2010

H1N1 e crianças


No caso de existir suspeita de gripe, a criança deve sempre ficar em casa e ser observada por um pediatra. Caso a criança manifeste sintomas da doença, não deve ir à escola ou ao infantário. É importante que fique em casa, em isolamento, para evitar a propagação do vírus. A ingestão de líquidos deve ser reforçada para evitar a desidratação e o apetite da criança deve ser respeitado.

·        Algumas dicas:

ü  Devemos ensinar as crianças a esconder o espirro e a utilizar o mesmo lenço apenas uma vez. Devem ser desinfectadas todas as superfícies, desde as maçanetas das portas até aos brinquedos e outros materiais que as crianças partilhem. As medidas habituais de higienização devem ser reforçadas e as crianças devem lavar as mãos mais vezes.

ü  Todos os espaços ao ar livre são recomendáveis, porque reduzem as possibilidades de contágio. Os maiores problemas surgem em espaços fechados onde não haja circulação de ar.

ü  Deve-se evitar levar as crianças a locais fechado, pois estes facilitam a propagação dos vírus.

Dados levantados nos Estados Unidos mostraram que o número de óbitos de crianças registrados no período entre 30/09/2009 e 16/10/2009 no país é superior ao esperado para uma temporada. O risco parece ser maior para os adolescentes, segundo a tabela abaixo e o gráfico de regressão linear que demonstram o crescimento do número de óbitos de acordo com o aumento da idade.

      O link a seguir é de um vídeo sobre prevenção de H1N1 feito especialmente para crianças: http://www.youtube.com/watch?v=LiqAPwlgXIk&feature=relatedm/watch?v=-dALUQcY-s4

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário