terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A vacina


·         Quem deve tomar a vacina?

A vacina contra a gripe suína reduz a probabilidade de contrair a doença ou de transmitir a gripe a outras pessoas. Quem está no grupo de risco deve tomar a vacina, a não ser quem tem alergia a ovo ou mertiolate ( devido a composição protéica, que pode causas reações). Entre os que devem tomar a vacina, existem os casos de maior prioridade.

·         . Quais são os principais efeitos colaterais?

Febre, dores no corpo, sensação de moleza, dor no local da injeção e vermelhidão na pele por até 72 horas são as principais reações adversas. Os especialistas lembram que a vacina não causa a gripe nem aborto espontâneo em gestantes no primeiro trimestre.

·         Todos receberão o mesmo tipo de vacina?

Não. Segundo Isabella Ballalai, os postos de saúde terão cinco tipos de vacinas. Elas serão dadas de acordo com o perfil do paciente. Grávidas, por exemplo, não poderão tomar vacina com adjuvantes (substância misturada a vacina que estimula uma resposta mais forte do sistema imunológico).

·         Quem tomar a vacina de gripe suína tem que tomar a de gripe também?

Sim. Cada vacina protege contra cepas específicas do vírus. Tomar a vacina de gripe sazonal não garante proteção contra a gripe A e vice-versa. Alguns laboratórios produziram vacinas combinadas, que estarão disponíveis em clínicas particulares.

·         Grupos prioritários


·         Vacinação em números
De acordo com o órgão, os números refletem o impacto da campanha de vacinação realizada no Brasil em 2010, que imunizou 88 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica entre 8 de março e 2 de junho.

                O gráfico de regressão linear acima mostrado foi feito com base nos dados obtidos a partir do ministério da saúde e demonstram a eficácia da vacina em reduzir o número de casos graves da doença conforme a imunização foi ocorrendo. Apenas no 1º mês de vacinação, pode-se notar que a queda do número de casos graves é significativa.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário