terça-feira, 14 de dezembro de 2010

H1N1 e idosos

Sempre que surge um novo vírus de gripe, os sistemas de saúde alertam sobre os riscos para os mais velhos. Ao lado das crianças menores de dois anos, as pessoas de mais idade são, em geral, as principais vítimas fatais desse tipo de vírus e também quem sofre mais com complicações respiratórias. É por isso, por exemplo, que o Ministério da Saúde oferece vacina contra a gripe comum para maiores de 65 anos gratuitamente todos os anos.
A gripe A, no entanto, foge à regra. Uma das coisas que mais chamam a atenção neste vírus é que, ao contrário da gripe sazonal, ele não tem infectado tanto as pessoas mais velhas. Isso não significa, é claro, que os idosos são imunes à gripe. Há casos de pessoas mais velhas infectadas.
A equipe da Universidade do Arizona levanta a possibilidade dos mais velhos estarem mais protegidos por terem sidos expostos na infância ao vírus da pandemia de 1957. Nada disso, no entanto, foi comprovado.
Pessoas idosas que contraíram ou se vacinaram contra a gripe sazonal podem ter uma imunidade produzida por células que as protege do vírus H1N1, responsável pela gripe suína. Partes do H1N1 foram encontrados em cepas de vírus anteriores e que algumas pessoas com mais de 60 anos de idade, que já foram expostas a vírus similares, podem ter células capazes de protegê-las.
Estas descobertas indicam que populações humanas podem ter algum nível de imunidade à gripe H1N1 e podem explicar porque os sintomas de 2009 relacionados ao H1N1 são geralmente brandos
Devido a esse baixo numero de idosos infectados, as pessoas mais velhas não estão na lista de prioridade para tomar a vacina contra a gripe H1N1. O gráfico de regressão linear abaixo mostra a diminuição da incidência em função do aumento da idade:


Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário