terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O que é a Influenza A (H1N1)?


A influenza é uma doença benigna, que foi primeiramente descrita por Hipócrates por volta de 412 a.C. e é causada pelo vírus influenza, da família dos ortomixovírus, e que se divide em três subtipos:
·         O tipo A que é o mais comum causa os sintomas mais graves e está geralmente associado a epidemias e pandemias, podendo afetar animais.
·         O tipo B que é menos comum e acarreta em sintomas mais brandos que os associados ao tipo A. Este tipo de vírus é exclusivo de seres humanos e está comumente associado a endemias.
·         O tipo C é o mais comum em resfriados, causa febres baixas e não está associado a epidemias.
O vírus influenza é capaz de causar epidemias devido à facilidade com que se dissemina entre a população, sendo transmitido pelo ar através de pessoas infectadas com o vírus. Apesar de benigna, a influenza pode acarretar em uma série de complicações, sendo a mais grave a pneumonia. O vírus influenza A (H1N1) é um subtipo do vírus influenza que surgiu a partir de mutações no DNA de uma linhagem já existente e comum em infecções suínas.
            O contágio da gripe A se dá da mesma forma que o da gripe comum, de pessoa pra pessoa através do contato direto ou indireto (através de objetos contaminados). Embora tenha sido chamada de gripe suína devido à sua origem, a ingestão da carne de porco cozida não é uma forma de contágio uma vez que o cozimento da mesma destrói o vírus.
            Os sintomas, diferentemente do contágio, não são iguais para as duas gripes. Apesar disso, ambas podem ser confundidas uma vez que a gripe A, quando branda, apresenta sintomas semelhantes aos encontrados na gripe comum.
                                          Fonte: http://www.saude.df.gov.br/301/30101003.asp


A prevenção pode ser feita através da higienização das mãos após tossir ou espirrar, o uso de lenços cobrindo a boca no momento do espirro, evitar aglomerações e ambientes fechados e evitar que o infectado saia de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença, por exemplo.
O tratamento medicamentoso da nova gripe é feita utilizando-se o fármaco oseltamivir, porém este tipo de tratamento só é indicado caso haja agravamento no quadro do paciente até 48 horas depois do início dos sintomas. Os casos mais leves podem ser tratados como a gripe comum e recomenda-se hidratação, alimentação adequada e repouso.

Referências:
http://www.saude.df.gov.br/301/30101002.asp?ttCD_CHAVE=15091
http://www.h1n1online.com/ 
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=31267



Nenhum comentário:

Postar um comentário